Novembro Azul

Câncer de Próstata: A prevenção cura, o preconceito não

Quando diagnosticado no início, o câncer de próstata tem mais de 90% de chance de cura

O câncer de próstata é a segunda principal causa de morte por câncer em homens, atrás apenas do câncer de pulmão. Por esse motivo, a campanha Novembro Azul foi criada, para conscientizar os homens sobre a importância em se realizar os exames que detectam o câncer de próstata.

A próstata é uma pequena glândula do sistema reprodutor masculino, que produz e armazena parte do fluido seminal. Ela fica logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). A próstata também envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. 

Assim como os principais tipos de câncer, a causa exata que desenvolve o câncer de próstata ainda não é totalmente conhecida. Estudos têm mostrado que a doença surge por meio da interação entre fatores ambientais e certa predisposição genética. Uma interação como essa provoca algumas mutações no DNA, causando o crescimento anormal e incontrolável das células da próstata, ação que leva à formação de tumores malignos.

Fatores de risco

  • Idade avançada (acima de 50 anos)
  • Histórico familiar da doença
  • Fatores hormonais e ambientais
  • Dieta rica em gorduras e pobre em verduras, vegetais e frutas
  • Sedentarismo
  • Excesso de peso
  • Negros constituem um grupo de maior risco para desenvolver a doença

Quando fazer os exames?

Ao chegar aos 50 anos, ou 45 anos para os que têm algum dos fatores de risco, o médico pode solicitar o exame físico (toque retal) e/ou laboratorial (dosagem do PSA). 

Os exames que detectam o câncer de próstata devem ser realizados mesmo se não houver nenhum sintoma aparente, pois a maioria dos cânceres de próstata crescem lentamente e não causam sintomas, somente quando o câncer já está em estado avançado, o homem pode apresentar sintomas como dificuldade para urinar, dor óssea e insuficiência renal.

Quando diagnosticado no início, o câncer de próstata tem mais de 90% de chance de cura, evitando um tratamento radical como a remoção cirúrgica da próstata, podendo ser tratado com radioterapia, hormonioterapia e uso de medicamentos, que são tratamentos menos radicais. 

Posts Recentes:

Categorias:

plugins premium WordPress
Skip to content