Pessoas acima do peso correm mais risco com o coronavírus? O que fazer?

Investigações pelo mundo constatam que a obesidade é um dos fatores mais críticos para o agravamento da Covid-19. Entenda a relação e como se defender!

A chegada da Covid-19 ao Brasil veio se somar a outra epidemia, a de sobrepeso e obesidade. Afinal, 56% da nossa população está acima do peso. A obesidade deixa o organismo exposto a inflamação e formação de coágulos, duas situações que pioram as coisas diante de uma infecção pelo coronavírus.

Não é à toa que o Ministério da Saúde a inclui entre os principais fatores de risco para complicações, ao lado de doenças cardíacas, diabetes e idade avançada. A explicação passa pelo próprio sistema imune. Ainda que existam indícios de que os quilos a mais atrapalhem a resistência contra vírus e bactérias, o que parece pesar na Covid-19 é o estado de inflamação a que os obesos estão mais propensos.

Soluções

Para Lívia Corrêa, o combate à obesidade engloba um tripé: reeducação alimentaratividade física e, se o médico julgar necessário, uso de certos remédios. “Quem já estava em tratamento deve continuar. É um apelo que fazemos aos pacientes. Como a obesidade é uma doença crônica, não se deve interromper os cuidados na pandemia”, afirma a endocrinologista.

Além de buscar o equilíbrio entre os hábitos saudáveis, o bem-estar psicológico e os cuidados contra a Covid-19, ganha particularmente importância nestes tempos o conselho de não embarcar em dietas extremas para perder peso. Se você fizer uma restrição calórica muito intensa, o organismo vai se voltar para defender o corpo da falta de calorias e não vai ser eficiente para se proteger das infecções.

Para se livrar dos quilos extras sem radicalismo, a sugestão é elaborar um plano de ação e uma rotina com o médico e o nutricionista. Isso passa por rever quantidade e qualidade da comida, definição e frequência dos exercícios e peculiaridades físicas e emocionais de cada um. Dependendo do grau de obesidade, o profissional pode indicar a cirurgia bariátrica, que passou a exigir novas regras de segurança durante a pandemia.

Com as instruções certas, ninguém precisa ficar parado diante do excesso de peso e da Covid-19. E quem sabe não é assim que vamos desinflar essas duas epidemias?

Posts Recentes:

Categorias:

plugins premium WordPress
Skip to content