Com a aproximação do inverno, a combinação de temperatura baixa e pessoas aglomeradas em ambientes fechados deixa a população mais suscetível à doenças alérgicas e respiratórias
O inverno é a estação do ano mais temida por algumas pessoas, principalmente por aqueles que têm problemas respiratórios. Por isso é muito importante conhecer as doenças mais comuns do inverno e seus sintomas para tomar os cuidados necessários que visam cuidar da sua saúde, qualidade de vida e bem-estar. Veja as mais comuns!
Conjuntivite
O tempo seco e o aumento de ácaros presentes nas roupas de frio contribuem para o desenvolvimento da conjuntivite, a qual também pode ser desenvolvida pela poluição. Essa doença nada mais é que um processo inflamatório que ocorre na conjuntiva (membrana transparente presente no olho).
Pneumonia
A pneumonia é uma infecção nos pulmões. Essa doença é provocada pela penetração de bactérias, vírus ou fungos no espaço alveolar, região no pulmão onde acontecem as trocas gasosas. Esse ambiente deve estar sempre limpo e livre de substâncias impedem o contato do ar com o sangue.
Asma
Considerada uma doença respiratória crônica, a asma faz com que o indivíduo tenha muita dificuldade para respirar sozinho, aumenta o chiado e aperto na região do peito e faz com que a respiração fique rápida e curta. Diversos fatores ambientais contribuem para a piora do quadro, como a poeira, fungos e ácaros.
Gripe
A gripe é uma das doenças do inverno mais comuns. Quem nunca precisou ficar de molho por alguns dias por conta de uma forte gripe? Embora seja um problema inicialmente simples de ser tratado, ele não pode ser desprezado, pois uma gripe mal curada pode desenvolver doenças respiratórias mais sérias, como a pneumonia.
Sinusite
A sinusite caracteriza-se pela inflamação da mucosa dos seios da face, maçã do rosto e olhos. Esse problema de saúde pode se originar de uma infecção, de algum fator que não possibilita a drenagem adequada de secreção dos seios da face ou, também, de um quadro alérgico.
Coronavírus Um vírus que isolou a maioria das pessoas em suas casas no mundo inteiro não poderia estar de fora da lista. O Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus.