O mês de dezembro é um mês em que a atenção da saúde é voltada para a prevenção do HIV e da Aids. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde e a Unaids, a cada 15 minutos uma pessoa é infectada com o vírus HIV, um número alarmante e que destaca a importância de campanhas de conscientização como o Dezembro Vermelho.
HIV é a sigla em inglês para vírus da imunodeficiência humana, um vírus que ataca o sistema responsável por defender o organismo de doenças. A Aids por sua vez é a Síndrome da Imunodeficiência Humana, transmitida pelo vírus HIV, caracterizada pelo enfraquecimento do sistema imunológico e pelo aparecimento de doenças oportunistas.
Transmissão
A transmissão ocorre por meio de relações sexuais (vaginal, anal ou oral) desprotegidas com pessoa soropositiva, ou seja, que já tem o vírus HIV, pelo compartilhamento de objetos perfurocortantes contaminados (como agulhas, alicates, etc.), de mãe soropositiva, sem tratamento, para o filho durante a gestação, parto ou amamentação.
Sintomas:
O HIV ataca diretamente o sistema imunológico da pessoa infectada. Na primeira fase, chamada de infecção aguda, o vírus fica incubado até os primeiros sinais da doença, um período que pode variar de 3 a 6 semanas desde o contato com o vírus. Os primeiros sintomas são parecidos com os de uma gripe, como febre e mal-estar, o que pode acabar passando despercebido. Caso você tenha passado por situação de risco de exposição ao vírus e tenha suspeita de infecção, procure uma unidade de saúde e faça o teste. Quanto antes descoberto, mais rápido o tratamento é iniciado.
Tratamento
O tratamento para pessoas com HIV inclui acompanhamento regular com profissionais da saúde, realização periódica de exames e, quando esses indicarem a necessidade, medicamentos antirretrovirais que mantém o HIV sob controle e diminui a multiplicação do vírus no corpo, recuperando assim as defesas do organismo. Embora ainda não exista a cura definitiva para o HIV, o tratamento realizado adequadamente resulta em mais qualidade de vida para o paciente. Uma pessoa soropositiva com boa adesão ao tratamento pode e deve levar uma vida normal; ela é capaz de trabalhar, namorar, transar (com camisinha), passear, se divertir e fazer amigos. Além disso, ter um estilo de vida saudável, com exercícios e alimentação equilibrada, aumentará ainda mais sua qualidade de vida.
Prevenção
A principal maneira de prevenir o HIV é usar preservativo em todas as relações sexuais. O sistema público de saúde disponibiliza para a população pontos de distribuição gratuita de preservativos em diversas unidades de saúde; o Hospital Frei Gabriel, sob a gestão da Med Life, é uma delas.