A nossa alimentação diária é a fonte de muitos nutrientes importantes para o nosso corpo, incluindo a glicose, um hormônio que serve de combustível para a produção de energia. Quando a glicose fica acumulada na corrente sanguínea, o resultado é a diabetes.
Diabetes tipo 1: Quando o corpo produz pouca ou nenhuma insulina. Os diabéticos tipo 1 precisam de injeções diárias de insulina para manter sob controle os níveis de glicose no sangue.
Diabetes tipo 2: Quando o corpo produz a insulina, mas ela não exerce sua função corretamente de permitir a entrada da glicose nas células. Os diabéticos tipo 2 precisam manter os níveis de glicose sob controle através de uma alimentação equilibrada e prática de atividades físicas.
Diabetes gestacional: Afeta algumas mulheres durante a gravidez devido a alterações hormonais desse período. Para evitar complicações para ela ou para o bebê, a gestante deve ter o acompanhamento médico adequado.
Se não for controlada, a diabetes pode levar a doenças graves que afetam o coração e os vasos sanguíneos, olhos, rins, nervos e dentes, além de aumentar o risco de infecções e amputação de membros inferiores.