A vacinação é a estratégia mais eficaz na prevenção do sarampo

O sarampo é uma doença grave e altamente contagiosa causada por vírus, e uma das principais causas de morte entre crianças pequenas em todo o mundo, apesar de existir uma vacina segura e eficaz para a prevenção.

A doença ocorre quando um vírus da família paramyxorividae, transmitido normalmente através de contato direto pelo ar, infecta o trato respiratório da pessoa, podendo se espalhar para o corpo todo. Infelizmente ainda não existe tratamento antiviral específico para o vírus do sarampo, no entanto, a vacina é a principal estratégia de prevenção.

Por isso, o Ministério da Saúde está iniciando uma campanha nacional para imunização contra o sarampo através da vacina. O alvo da campanha é vacinar crianças de seis meses até menores de 5 anos e os trabalhadores de saúde (por terem maior risco de exposição ao vírus). O calendário para imunização em Frutal tem início em 04 de abril e termina em 03 de junho de 2022.

Nesta estratégia, a vacina da influenza poderá ser ofertada junto à tríplice viral com o objetivo de imunizar contra a gripe e contra o sarampo ao mesmo tempo, seguindo a recomendação de vacinação simultânea do Programa Nacional de Imunizações.

Posts Recentes:

Categorias:

plugins premium WordPress
Skip to content