Homem — seja o herói da sua saúde

Em valores absolutos, o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando 10% do total de cânceres. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), até 2022 são estimados 65.840 novos casos da doença, com chance de mais de 15 mil mortes.

As campanhas de conscientização são necessárias para alertar a população sobre os fatores de risco e a importância do diagnóstico precoce da doença que na maioria das vezes é silenciosa, sem manifestação de sintomas. Quando o câncer está avançado, o homem pode apresentar maior frequência na vontade de urinar e presença de sangue na urina ou no sêmen. 

O risco para o desenvolvimento do câncer de próstata é maior para homens negros, obesos e que já tiveram casos da doença na família, especialmente pai e irmão. Além disso, o câncer de próstata é considerado uma doença de terceira idade, pois cerca de 75% dos casos são em homens com mais de 65 anos.

A próstata é uma glândula exclusivamente masculina, localizada abaixo da bexiga e à frente do reto. Para detectar alterações como endurecimento da glândula ou a presença de algum caroço, é recomendado o exame de toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico) para todo homem a partir dos 50 anos, e para os homens com fatores de risco, a partir dos 45 anos. Quando há suspeita de câncer ou outra doença, o médico poderá solicitar exames complementares. 

Quando detectado no início, até 90% dos casos de câncer de próstata alcançam a cura após o tratamento, que pode incluir radioterapia, quimioterapia, cirurgia, ou outras opções de acordo com o paciente.

No entanto, mesmo que não se sinta doente, todo homem deve adotar o hábito de realizar consultas médicas anuais e exames preventivos no geral. Ao notar sintomas ou alterações incomuns, procure uma unidade de saúde. Cuidar da saúde é sua responsabilidade e um ato de amor próprio.

Posts Recentes:

Categorias:

plugins premium WordPress
Skip to content