Por que dar preferência a alimentos naturais e não processados?

Os alimentos que escolhemos podem interferir diretamente na nossa saúde e bem-estar, além de contribuir para a prevenção de doenças. Por isso, o Ministério da Saúde recomenda fortemente que a alimentação de pessoas em qualquer idade seja baseada em alimentos naturais, como frutas, legumes, grãos e vegetais. A chamada “comida de verdade” deve ser nutritiva, saborosa e balanceada, sendo preparada com o mínimo possível de sal, gordura e açúcar. Prefira preparar os alimentos grelhados em pouco óleo, cozidos, ou até mesmo no vapor, e utilize ervas naturais para temperar. Isso preservará as vitaminas e minerais que fazem tão bem ao funcionamento do corpo.

Por outro lado, os alimentos processados como bolachas, biscoitos, salgadinhos e embutidos precisam ser evitados, pois, são muito calóricos, não têm valor nutricional significativo e podem resultar em obesidade, diabetes e outras doenças crônicas. Para saber se um alimento é processado, atente-se ao rótulo. Se notar que há muitos ingredientes em sua composição, incluindo substâncias com nomes desconhecidos, provavelmente esse alimento oferece mais riscos do que benefícios à saúde.

Na hora da refeição, escolha um lugar tranquilo, sem distrações como televisão, celular ou outros aparelhos eletrônicos. Procure mastigar bem, saboreando com calma os alimentos. Isso evitará o exagero na quantidade e facilitará o processo de digestão.

Caso tenha que comer fora de casa, opte por um estabelecimento que tenha opões saudáveis, com comida de verdade, e evite o hábito de comer em redes de fast-food.

Com um pouco mais de esforço e planejamento é possível adotar hábitos alimentares saudáveis, e, com o passar do tempo, os benefícios para a saúde do corpo e da mente deixarão evidente a importância de fazer boas escolhas na hora de comer.

Posts Recentes:

Categorias:

plugins premium WordPress
Skip to content