Todos os anos, com a chegada do inverno, notamos que algumas doenças começam a ficam mais recorrentes entre a população. No Brasil, essa época tem características bem típicas como tempo seco e frio, o que leva as pessoas a ficarem mais dentro de casa ou concentradas em lugares fechados — o ambiente ideal para a proliferação de vírus e bactérias causadores de doenças infecciosas, principalmente as respiratórias.
Veja abaixo as doenças mais comuns do inverno e como fazer para evita-las:
Gripes e resfriados
Gripes e resfriados são as doenças mais comuns no inverno e se propagam com muita rapidez. A gripe é causada pelo vírus Influenza e sua duração varia numa média de 5 a 7 dias. Os sintomas da gripe se manifestam quase sempre de maneira intensa e incluem febre, coriza, dor no corpo, cabeça e garganta.
O resfriado pode ser causado por diversos vírus como rinovírus, vírus sincicial respiratório e adenovírus. Os sintomas apresentados são parecidos com os da gripe, porém de maneira mais branda, e costumam durar de 3 a 5 dias.
Rinite alérgica
Trata-se de uma reação alérgica que gera inflamação na mucosa do nariz e pode durar alguns minutos ou dias. Os sintomas da rinite são coriza, espirros e coceira no interior do nariz e garganta. Os agentes desencadeantes das crises de rinite variam de pessoa para pessoa, mas os mais comuns são: poeira, ácaros, pelo de animais e pólen das plantas.
Sinusite
A sinusite pode ser causada por vírus de gripes e resfriados ou alergias (que são o tipo mais comum), e ainda em outros casos mais raros é causada por bactérias. Trata-se de uma inflamação da região do seio paranasal, ao redor do nariz e os sintomas mais comuns são dor de cabeça e na face, entupimento nasal e fadiga.
Pneumonia
A pneumonia pode ser causada por vírus, bactérias e, em casos mais raros, pela ação de fungos. Essa infecção e inflamação atinge as vias respiratórias e vai até os pulmões, causando febre alta, falta de ar, e tosse com catarro (amarelo ou esverdeado).
Otite
Causada por vírus ou bactérias, essa infecção afeta a garganta e migra para o ouvido. Os sintomas mais comuns são secreções que podem dificultar a audição por causa da obstrução, dor local e febre.
Como se proteger das doenças do inverno
Para prevenir essas doenças típicas do inverno, algumas medidas no dia a dia são muito eficazes e simples de fazer. Veja algumas delas abaixo:
– Manter o corpo bem hidratado por ingerir bastante água, sucos, chás e sopas.
– Evitar o hábito de fumar ou a exposição a ambientes com muita poeira ou fumaça.
– Manter o ambiente bem limpo e ventilado para evitar o acúmulo de poeira, ácaros e outros agentes infecciosos.
– Evite o contato com pessoas doentes, pois o risco de transmissão de gripes e resfriados, bem como do coronavírus, é bem alto.
– Lençóis, cobertores e roupas devem ser lavados e expostos ao sol com frequência.
– Esforce-se para ter uma alimentação equilibrada, consumindo bastante verduras, legumes e frutas, principalmente as ricas em Vitamina C, como a laranja.
Cada estação do ano tem sua beleza e seus desafios. Procure adotar medidas preventivas para evitar doenças e assim poder curtir o frio com mais saúde!