Conquistas da Imunização no Brasil e no mundo

A vacinação é apontada como o segundo maior avanço da humanidade em termos de saúde pública (ficando atrás somente da ampliação da oferta de água potável), e tem sido uma grande aliada no controle de doenças para pessoas de todas as idades. Confira abaixo algumas conquistas da imunização:

Mundo

Por meio da vacinação em massa, a varíola está erradicada no mundo todo. A poliomielite tem sido registrada de forma endêmica apenas no Afeganistão e Paquistão. O sarampo apresentou uma queda de 73% na mortalidade. Houve prevenção de 35% a 63% dos casos de diarreia severa por rotavírus nos países com altas taxas de mortalidade pela doença, dois anos após a implantação da vacina monovalente; e de 41% a 57% dois anos após a implantação da vacina pentavalente. 

Segundo a OMS, dois a três milhões de vidas são salvas anualmente graças à imunização.

Américas

Foram eliminadas a rubéola, a síndrome de rubéola congênita e o tétano materno e neonatal. Entre 2016 e 2018, o sarampo também foi eliminado, mas, após uma queda na cobertura vacinal, a doença retornou.

Brasil

No nosso país, a febre amarela urbana foi eliminada. A difteria, a meningite tuberculosa e a febre tifóide estão sob controle. E houve uma queda significativa das meningites bacterianas, especialmente as causadas por haemophilus influenzae B e meningococo C.

Com esquemas de imunização é possível prevenir surtos e manter a população livre de epidemias. A tecnologia da ciência e medicina já tornou possível eliminar e controlar muitas doenças no Brasil e no mundo, e continua avançando para o benefício da humanidade.

Posts Recentes:

Categorias:

plugins premium WordPress
Skip to content