O SAMU — Serviço de Atendimento Móvel de Urgência — faz parte do sistema público de saúde e pode ser chamado em diversas situações de urgência e emergência. O SAMU presta atendimento em casos de acidentes com traumas ou vítimas, intoxicação ou envenenamento, choque elétrico, tentativa de suicídio, crises hipertensivas ou dores repentinas no peito, dentre outras situações com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.
Porém, existem algumas situações em que a presença do SAMU não é necessária, mas é preciso buscar outro meio de atendimento para solucionar o problema. Veja abaixo alguns deles:
Febre prolongada
A febre em si não é uma doença a ser combatida, mas trata-se de um sinal de que algo não está bem. Por isso é fundamental observar outros sintomas paralelos como forma de diagnosticar o que está acontecendo e, se necessário, agendar uma consulta. A recomendação é procurar uma unidade de saúde, como uma UBS, para investigar a causa da febre.

Vômito e diarreia
A pesar da diarreia e o vômito serem problemas comuns em algumas circunstâncias, é preciso saber quando pode nos colocar em risco. Diarreia ou vômitos intensos podem provocar uma desidratação importante no corpo, agravando o quadro de saúde que pode até levar à morte. Porém, em vez de chamar o SAMU, a pessoa deve procurar ajuda profissional em um posto de saúde mais próximo.

Lesões de ligamento
Uma torção no joelho é um exemplo de entorse, ou lesão ligamentar traumática, sofrida por alguma articulação devido a um movimento súbito. Esse tipo de lesão pode causar muita dor e desconforto. Se isso acontecer, evite movimentar a articulação lesionada, aplique gelo ou deixe correr água fria sobre a região e depois procure um médico para ver se será preciso mais alguma medida. Esse também não é um caso para chamar o SAMU.

Dores crônicas
A dor crônica normalmente é aquela que dura mais de 3 meses, e que pode ser aliviada com medicamentos do tipo analgésicos, anti-inflamatórios, relaxantes musculares ou antidepressivos por exemplo, todos previamente orientados pelo médico. O ideal é agendar uma consulta médica para descobrir do que se trata. Somente se for uma crise de dor aguda em que a pessoa não esteja suportando, o SAMU deve ser chamado.

Dor de dente
A dor de dente ou algum problema relacionado aos dentes deve ser levado a sério e merece atenção especial de um dentista. Fazer um check-up anual para acompanhar como anda a sua saúde bucal é a melhor maneira de ficar longe de doenças. O SAMU não precisa ser chamado em caso de dor de dente.

Antes de discar 192 para solicitar o atendimento do SAMU, certifique-se de que seja uma situação de urgência ou emergência para que esse serviço possa ser bem usado por quem realmente precisa.