Desde o início da pandemia, constatou-se que pessoas com doenças crônicas fazem parte do grupo de risco para contrair o novo coronavírus e têm mais chance de sofrerem complicações. Dentre essas, estão as que têm Hipertensão Arterial (pressão alta), que por conta disso precisam reforçar as medidas de prevenção, além de tentar manter a pressão sob controle.
Os hipertensos precisam dar atenção extra aos riscos envolvidos para quem contrai a Covid-19. Normalmente, o cardiopata tem a circulação sanguínea comprometida, o que dificulta a chegada de anticorpos e células de defesa nos locais atingidos por alguma infecção. Fora isso, o endurecimento das artérias e outras alterações também prejudicam o fluxo sanguíneo para o pulmão, deixando esse órgão mais debilitado e sujeito a complicações.
Diante da atual pandemia do coronavírus ou outras que possam surgir, os pacientes que lidam com a pressão alta, além de redobrar as medidas de prevenção (distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos), precisam tomar algumas medidas extras de cuidado. Manter uma rotina saudável, com atividades físicas moderadas, alimentação equilibrada e bons hábitos de sono podem ajudar na prevenção. Evitar cigarro e o excesso de bebidas alcoólicas também contribui para preservar a saúde.
Controlar a hipertensão é uma forma de prevenir os graves efeitos do novo coronavírus. Aos primeiros sinais de suspeita de Covid-19, porém, o paciente deve procurar uma unidade de saúde em busca de tratamento.