Desde criança somos ensinados a lavar as mãos, principalmente antes de comer e depois de usar o banheiro. O preocupante é que apenas 20% das pessoas se preocupam em lavá-las antes de preparar alimentos, e, após usar o banheiro, somente metade dos homens e 75% das mulheres se lembram de fazer essa higiene. O que isso pode implicar?
Nossas mãos estão em praticamente tudo que fazemos, em todo tipo de ambiente, e são a principal via de transmissão de bactérias e, consequentemente, de doenças. Por meio de um simples aperto de mão, podemos ter contato com vírus, fungos e germes parasitas, e o descuido com a higiene das mãos pode fazer alguém adoecer por contaminação.
Como acontece a transmissão através das mãos?
Reflita um pouco: ao tossir ou espirrar, que parte do corpo você usa para proteger a boca? O que você usa para se limpar depois de usar o banheiro? E para dar descarga? Como você se segura no transporte público lotado? Ao descer a escada em um lugar público, o que você usa para se apoiar no corrimão? E para abrir portas ou segurar dinheiro?
Agora pense: que parte do seu corpo você mais usa para preparar alimentos e para comer? E na hora de escovar os dentes ou passar o fio dental? Como você normalmente coça os olhos ou o nariz? Quantas vezes no dia você passa a mão ou os dedos nos lábios?
Percebemos, assim, que nossas mãos estão envolvidas na maioria das atividades do cotidiano. Quando mal higienizadas, podem levar bactérias e outros fatores de contaminação para o nosso organismo, através das portas de entrada — olhos, boca e nariz.
Que doenças podem ser transmitidas pela mão?
A maioria das infecções, tais como gripes e resfriados, intoxicação alimentar, hepatite A e infecções intestinais, são transmitidas por mãos contaminadas. Até mesmo as infecções respiratórias são mais transmitidas pelas mãos do que pelo ar.
Como higienizar corretamente as mãos?
Se estiverem engorduradas ou visivelmente sujas, o ideal é lavar com água e sabão, por aproximadamente 30 a 40 segundos. No entanto, o álcool em gel é igualmente eficaz para higienizar as mãos, com a vantagem de poder ter um frasco pequeno deste na bolsa.
Se no momento você não tiver acesso à agua e sabão ou álcool em gel, evite ao máximo tocar os olhos, o nariz e a boca.
Quando é essencial lavar/higienizar as mãos?
Antes e depois de preparar alimentos;
Antes de comer;
Depois de ir ao banheiro;
Antes e depois de tratar uma ferida ou machucado;
Depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar;
Antes e depois de ter contato com uma pessoa que esteja doente;
Depois de trocar fraldas ou limpar uma criança que acaba de usar o banheiro;
Depois de ter contato com animais e seus objetos;
Depois de manusear o lixo;
Sempre que tiver contato com objetos e superfícies públicas como o transporte, corrimões, elevadores e dinheiro.