O Dia Mundial da Asma tem como objetivo divulgar esclarecimentos sobre a doença e as medidas que podem ajudar os asmáticos e familiares a evitarem as crises.
A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas e se caracteriza pela dificuldade de entrada e saída de ar nos pulmões quando a pessoa é exposta a agentes alergênicos.
As crises normalmente são desencadeadas a partir da exposição à poeira, fumaça de cigarro, ácaros e fungos, infecções virais, poluição ambiental, pelos de animais, produtos químicos inaláveis, pólen, alguns tipos de medicamentos, mudanças no clima ou até mesmo estresse emocional.
Os sintomas podem ser, além da dificuldade para respirar, chiado e aperto no peito, respiração curta e rápida, tosse e cansaço.
Quando confirmada a doença pelo médico, é importante que o paciente e seus familiares adotem medidas para que se evitem as crises. Alguns desses cuidados são garantir a limpeza e boa ventilação dos ambientes, higienizar frequentemente colchões e travesseiros, evitar tapetes, cortinas e bichos de pelúcia.
Seguir o tratamento indicado pelo médico e adotar medidas práticas no dia-a-dia ajudam a controlar as crises de asma e dão ao paciente mais qualidade de vida.