Como a boa alimentação pode combater a obesidade

No Brasil — e em boa parte do mundo —, a obesidade é a principal responsável por muitas doenças que levam à morte

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), quase 50% dos brasileiros com mais de 20 anos estão com excesso de peso, e esse número é crescente.

Uma pessoa pode ser obesa por causa de fatores genéticos, hormonais, metabólicos e psicológicos, além dos fatores principais que são o sedentarismo e a má alimentação.

Quando consumimos mais energia, em forma de alimento, do que gastamos no dia-a-dia, nosso organismo estoca as calorias que não usamos em forma de gordura corporal, o que, em longo prazo, pode levar ao sobrepeso e à obesidade. Esse excesso de gordura faz muito mal ao funcionamento do nosso organismo.

Para combater essa doença de risco, é preciso um tratamento multidisciplinar, elaborado em conjunto por médicos, psicólogos, nutricionistas e profissionais de educação física, além de muito esforço do paciente para se adaptar a uma grande mudança no estilo de vida.

Veja 5 passos para mudar sua alimentação e emagrecer:

1 – Criar um diário alimentar

Anote tudo o que come, em que horário, qual seu apetite e estado emocional no momento. Isso vai ajudar a ter uma visão geral de como anda sua alimentação e a ver onde pode melhorar.

2 – Estipular metas pequenas

Comece tentando comer açúcar somente duas vezes por semana em vez de cortar o ingrediente para sempre. Ao ter metas pequenas, o risco de falhar é menor e você não se decepciona.

3 – Ter atenção plena nas refeições

Concentrar-se no que está comendo e no momento da refeição é importante para controlar o que consome. Deixe de lado as redes sociais e aparelhos eletrônicos, preste atenção no sabor de cada alimento, mastigue com calma e escolha locais tranquilos e agradáveis para fazer suas refeições.

4 – Optar por comida de verdade

Evite produtos industrializados, que são cheios de açúcar, gorduras e sódio; suas refeições devem ser compostas por comida de verdade, como: arroz, feijão, batata, carne, frango, peixe, ovo, verduras, legumes, frutas, grãos, cereais, leite, iogurte natural etc.

5 – Apostar em ingredientes que dão saciedade

Alguns alimentos possuem maior teor de gordura, proteína e fibras e podem fazer com que você coma menos nas refeições. Exemplos: abacate, coco fresco, iogurte natural, coalhada, ovo, castanhas, frutas com farelo de aveia.

Posts Recentes:

Categorias:

plugins premium WordPress
Skip to content