O Dia do Nutricionista é celebrado em 31 de agosto por conta da data de fundação da Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), em 1949. No entanto, a profissão só foi regulamentada no Brasil em 1967, sendo considerada uma categoria nova no País. Os profissionais buscam hoje o fortalecimento e valorização da categoria, além de propagar a ideia que o alimento cura e é fundamental para manutenção da saúde.
O nutricionista é o profissional habilitado para elaborar um plano alimentar de acordo com as individualidades biológicas dos pacientes. Ele organiza um cardápio baseado em cálculos de calorias e nutrientes necessários – carboidratos, lipídeos, proteínas, vitaminais e minerais – para o consumo diário, levando em consideração rotina e necessidade de cada pessoa.
Atuação durante a pandemia da covid-19
Mais do nunca, tornou-se fundamental priorizar a saúde por meio de alimentação natural e buscar alternativas para fortalecer o sistema imunológico. Hoje nutricionistas reforçam ainda mais a necessidade de consumir refeições equilibradas com oferta de todos os nutrientes. A categoria também precisou passar por adaptações na forma de atender seus pacientes. As consultas presenciais cederam lugar para o atendimento online. E as conexões no mundo digital se fortaleceram. Não à toa há muitas referências nas redes sociais.