SUS disponibiliza uma série de recursos para apoiar a pessoa que deseja sozinha parar de fumar. O tratamento é gratuito e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde
Desde 2002, o tratamento gratuito para quem deseja parar de fumar está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). Nas unidades de saúde que oferecem este tratamento, o tabagista terá acompanhamento por meio de avaliação clínica, sessões de abordagem terapêutica individuais ou em grupo, e, caso haja indicação, apoio medicamentoso.
Mesmo quem fuma muito consegue parar de fumar?
Com certeza. Hoje o Brasil tem um programa dentro do SUS para estimular o tratamento, com as ferramentas adequadas para ajudar nessa mudança de comportamento. Temos no SUS profissionais capacitados para avaliar o tabagista e realizar o tratamento. Se houver indicação, serão inseridos medicamentos para ajudar a reduzir o desconforto físico e psicológico de quem para de fumar sozinho, como irritação, nervosismo e ansiedade. No tratamento, a pessoa aprende a lidar com isso e, assim, tem mais chances de deixar de fumar definitivamente.
Por que o início do tratamento é o momento mais difícil?
A dificuldade inicial está muito relacionada ao fato de que há uma dependência química que foi reforçada por anos, com uso diário do cigarro em toda a rotina. A interrupção desse processo poderá trazer um desconforto inicial. O mais importante é a pessoa entender que as dificuldades são transitórias. De modo geral, nas três primeiras semanas os sintomas desconfortáveis estarão mais presentes, já que, até então, o cigarro fazia parte de todos os momentos da vida. São necessários alguns dias para a desintoxicação, para o corpo, o cérebro e a memória entenderem uma nova informação. No início vai ficar um buraco, que, com o tempo, deve ser preenchido com alguma nova rotina, como momentos de lazer, uma atividade física ou uma alimentação mais saudável.
Quem já tentou várias vezes, mas sempre voltou a fumar um dia pode conseguir parar em definitivo?
Sim. Já é esperado que a pessoa faça mais de uma tentativa antes de parar definitivamente. Estudos mostram que em média um ex-fumante tenta parar de fumar entre três a quatro vezes até conseguir definitivamente. A cada tentativa, se conhece as maiores dificuldades e aprende-se a controlá-las, sem fumar. Por exemplo: você resolve parar de fumar, e ao estar diante de uma situação de estresse, pensa em fumar um cigarro como solução para se acalmar. Com o tempo você vai aprendendo que, além do cigarro não resolver seus problemas, ele está tirando sua saúde.