A visão sempre precisa de cuidados, no entanto, principalmente no inverno, são necessários alguns cuidados especiais para que a saúde visual se mantenha estável.
A estação mais fria do ano possui muitos fãs, em especial aqueles que gostam de fugir do calor. Só que o inverno também traz alguns riscos para a saúde ocular que podem surpreender os desprevenidos. Você sabia que é nesta época em que mais surgem problemas oculares?
Um destes problemas é a conjuntivite alérgica, causada pelo acúmulo de ácaros e poeiras nos ambientes. Os sintomas incluem olhos vermelhos, edema e coceira. A única diferença deste para outros tipos de conjuntivites é que este não é contagioso.
Além disso, é durante o inverno que fica muito fácil para as pessoas sofrerem com os raios UV do sol. Isso ocorre porque, em geral, se costuma fazer uso dos óculos de sol apenas no verão. Na verdade, o recomendado é que ele sempre seja utilizado quando for sair no sol intenso, o que pode ocorrer em qualquer estação do ano.
O frio geralmente é acompanhado por tempo seco, o que também é danoso para a saúde ocular. Os olhos precisam de hidratação e muitas doenças se aproveitam da falta dela para agir. O piscar auxilia neste processo, mas é recomendado consultar o seu oftalmologista sobre outras formas de hidratar os olhos adequadamente.
Pensando nesse problema, veja algumas maneiras práticas de prevenir esses problemas em casa:
- Faça lavagem e a secagem ao sol de mantas, cobertores e blusas de lã guardadas há muito tempo;
- Evite o acúmulo de poeira em casa;
- Enxague com frequência o rosto e as mãos, sobretudo antes e depois da aplicação de colírios ou pomadas;
- Não compartilhe itens pessoais, como toalhas de rosto, esponjas, rímel, delineadores, pincel de sombra ou qualquer outro produto de beleza;
- Mantenha o filtro do seu ar-condicionado sempre limpo;
- Se você usa lentes de contato, tenha atenção ao ressecamento delas para evitar infecções e evite coçar os olhos para prevenir irritações.
Já passou ou está passando por algum destes sintomas típicos do inverno? Então não se esqueça de consultar um oftalmologista para prevenir problemas relacionados à visão.