Por que a Vacina BCG é tão importante para o bebê?

Você já deve ter percebido que a maioria das pessoas tem uma cicatriz no braço desde criança. Essa é uma característica do efeito da vacina BCG no corpo. Embora os dias seguintes pareçam ser doloridos para a criança, a aplicação da vacina já nos primeiros momentos após o nascimento é obrigatória desde 1975.

A vacina BCG protege o bebê contra a tuberculose, principalmente em relação aos tipos mais graves da doença. Essa bactéria ataca com mais frequência os pulmões, mas também pode atingir os ossos, os rins e as meninges (membranas que revestem o cérebro).

Quem pode tomar a vacina BCG?

Como já falamos, a aplicação da BCG é obrigatória em recém-nascidos ou, caso haja algum problema, logo após o primeiro mês de vida do bebê. Se, por algum motivo a criança não foi vacinada nos primeiros dias de vida, pode tomá-la de rotina até os 5 anos de idade. 

Por que o bebê deve tomar a vacina?

Por ser uma doença infectocontagiosa, a tuberculose é transmitida de pessoa para pessoa de forma direta. Ou seja, o bebê está sujeito ao contato com indivíduos (familiares, sejam equipes médicas). Logo, desde as primeiras horas de vida, é essencial que ele esteja protegido.

Cuidados e reações após a aplicação da vacina

É normal que a criança tenha uma inflamação na área da aplicação da vacina. Na verdade, essa reação chega a ser positiva, por assim dizer. Isso porque ela evidencia que a BCG está fazendo o efeito esperado. Também podem aparecer secreções após a aplicação.

Em todos os casos, os cuidados devem ser locais e o principal deles é a higienização. Por isso, água e sabão durante o banho irão ajudar na tarefa de manter a área sempre limpinha. Não use medicamentos ou curativos no local em que a vacina foi aplicada. Evite que o bebê tenha atritos no braço e não estoure ou aperte a “bolinha” que deve surgir no lugar.

Posts Recentes:

Categorias:

plugins premium WordPress
Skip to content